This is cinema: meme, surgimento e repercussão

This is cinema. Martin Scorsese

Esse post foi feito para entender mais da origem do meme “This is Cinema” e sua história guiada por dados. “This is cinema” surge por volta de 2018 e ganha força em 2023, com uma foto em preto e branco do diretor Martin Scorsese. Nos últimos meses, surgiram versões de outros cineastas e criadores usando a mesma frase.

“This is cinema”: a origem

As primeiras referências ao meme “this is cinema” aparecem por volta de 2018. Ele não é um meme complicado, expressando apenas um sentimento. É uma frase simples e que resume a admiração pelo filme. E só. Isso ajuda a ser usado em praticamente qualquer filme (ou produção em potencial).

Não existe uma autoria creditada, mas temos alguns dados que mostram o seu uso. O que sabemos é que, de 2021 a 2023, a imagem se espalhou, especialmente no Twitter.

Repercussão: this is cinema

This is cinema. Cinema FR. Martin Scorsese

O meme “this is cinema” ganhou o mundo e surgiram várias adaptações com outras pessoas usando a frase. A expressão está sendo usada pelo menos em três línguas hoje: português (“para mim, isso é cinema”), em espanhol (“esto es cine”) e sua linguagem original, o inglês (this is cinema).

No final de julho de 2023 e começo de agosto desse mesmo ano, o meme foi bastante usado no Twitter, especialmente para os filmes em cartaz. O destaque fica com Oppenheimer (o fenômeno “Barbieheimmer”). Foi quando as suas buscas no Google voltaram a aumentar.

No Google Trends, é uma das maiores tendências dos últimos 5 anos:

Buscas por "this is cinema' no Google. Dados dos últimos cinco anos. Fonte: Google Trends.
Buscas por “this is cinema’ no Google. Dados dos últimos cinco anos. Fonte: Google Trends.

Os termos ligados ao meme “this is cinema” são:

  • scorsese: aumento repentino
  • scorsese this is cinema: aumento repentino
  • to me this is cinema: aumento repentino
  • oppenheimer: aumento repentino

BEHOLD This is cinema

Revés: “that’s not cinema”

Arte criada pelo designer por Cactus Blond em forma de adesivo. Reprodução. Sticker à venda no RedBBubble.

Arte criada pelo designer por Cactus Blond em forma de adesivo. Reprodução. Produtos com a imagem estão à venda no RedBubble. Source.

Também existe uma versão do que “não seria cinema” ligada ao Martin Scorsese. “That’s not cinema” foi um novo meme ligado ao mesmo diretor, inspirado na sua entrevista sobre os filmes da Marvel, em que o diretor fala sobre a importância dos filme dessa franquia. Para Scorsese, “it’s not cinema”:

“Falando em uma coletiva de imprensa no domingo ao lado de Robert De Niro e Al Pacino antes da exibição da noite de encerramento de O Irlandês no BFI London Film Festival, o diretor repetiu a linha do “parque temático”.

“Não é cinema, é outra coisa”, argumentou. “Não devemos ser invadidos por isso. Precisamos de cinemas para intensificar e mostrar filmes que são filmes narrativos””

(No Hollywood Reporter, 2019).

"Thats not cinema" Martin Scorsese.
Martin Scorsese vs Marvel Studios. No Reddit em 2019.

“Martin Scorsese: Marvel movies are not cinema. Marvel fans: I don’t even know who you are”. Tradução: “Martin Scorsese: Filmes da Marvel não são cinema”. Thanos responde: “Eu nem sei quem você é”.

Apesar desse meme e de produtos com ele existirem, não existem dados de pesquisa suficientes para exibir na tendência no Google por “that’s not cinema” nos últimos cinco anos. Isso pode indicar que o meme não caiu no mainstream, como o caso da imagem acima, que veio de um canal de nicho (geek) no Reddit (aqui está o post original).

Outras versões e aplicações do meme

"this is cinema". Mads Mikkelsen.

"this is cinema". sam reimi

this is cinema. spider man.

meme this is cinema

Minhas fontes: Google Trends, dados dos últimos cinco anos, coleta em agosto de 2023, busca no Reddit e no Twitter, também em agosto de 2023.

Mais conteúdos

 

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados. Criadora do Dataísmo e da comunidade de consumer insights Priszma by Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share