ShadowBan: o que é e como evitar

Mulher utilizando o smartphone em um café. Imagem: Reprodução/FreePik

Shadowban é o nome popular dado à punição sofrida pelo uso de hashtags impróprias ou identificadas como fora das regras do Instagram. Saiba como evitar e sair do shadowban. O shadowban não é reconhecido oficialmente pelo Instagram: as punições são chamadas de sair das diretrizes da comunidade mas, para facilitar o texto, será utilizado o termo shadowban aqui

  1. O que é shadowban?

Shadowban é o nome dado à punição sofrida pelo uso de hashtags impróprias ou identificadas como fora das regras do Instagram, tais como relacionadas à violência, fake news, preconceito, ódio e termos impróprios ou sexuais, tais como o #sextou (que está ligado ao sexting americano, de envio de nudes, e no Brasil é o ato de aproveitar a sexta-feira).

 

  1. O que acontece se eu receber shadowban?

Sofrer shadownban pode diminuir o alcance, limitar quem pode ver suas postagens e afetar o engajamento. Pode impedir que outros usuários não vejam as postagens na seção de recomendação, excluindo as postagens de uma pesquisa de acordo com hashtags. Como o Instagram é uma ferramenta de negócio para diversas marcas, especialmente pequenos negócios, utilizar as hashtags de forma correta e impedir o shadowban é uma grande preocupação. O Instagram reconheceu que as postagens categorizadas como “impróprias para nossa comunidade” não seriam apresentadas na página de exploração do Instagram.

 

  1. Como saber se sofri shadowban?

Caso você sofra queda repentina no engajamento, em vários posts, com o uso de hashtags muito populares/suspeitas, e o alcance também tenha diminuição é possível que tenha sofrido shadowban. Caso o seu alcance não retome o valor anterior em dois ou três dias, é possível que sua estratégia que não seja bem sucedida, e não seja o shadowban em si.

  1. Como recuperar o engajamento caso sofra shadowban?

Algumas ações podem auxiliar, como diminuir as publicações durante 24h, deletar ou ocultar as publicações com hashtags suspeitas, retirar as hashtags suspeitas dos posts e, nas próximas publicações, evitar repetir muito as hashtags ou utilizar as que foram identificadas como suspeitas.

  1. Como evitar shadowban?

Procure utilizar hashtags que estejam alinhadas ao seu negócio, use-as com moderação, sem repetições, evite uso de hashtags suspeitas e que fujam das regras da comunidade do Instagram. Fique atento(a) às mudanças no algoritmo e sempre adapte a estratégia de seu conteúdo para entregar melhor e com assertividade, evitando ser banida.