Rock in Rio 2022: alguns dados do festival
Alguns dados sobre o Rock in Rio 2022, um evento musical e mundial, que movimenta a economia e o consumo em torno da música. De acordo com o site oficial do festival, o primeiro Rock in Rio, em 1985, foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. O seu slogan é “por um mundo melhor”. Desde então, expandiu para outros países, realizando o evento também em lugares como Portugal.
O evento é uma oportunidade para a cidade do Rio movimentar a economia e as marcas se aproximarem do universo da música. Pensando nisso, separei alguns dados sobre o Rock in Rio em 2022:
- Quase 700 artistas, 250 shows e 500 horas de experiência.
- Cada dia recebe, em média, 100 mil pessoas.
- Espera-se que o Rock in Rio movimente R$ 1,7 bilhões de reais na cidade do Rio de Janeiro durante os dias de festival, incluindo hotéis, comércios e turismo local.
- O Rock in Rio deve atrair 10 mil turistas estrangeiros de 21 países.
- Ao todo, estima-se que mais de 60% do público é de fora da cidade.
- O segmento de viagens e turismo mais que triplicou nos primeiros meses deste ano em relação a 2021. Foram R$ 4,8 bilhões de reais, com destaque às viagens de avião, com R$ 3,1 bilhões.
- O festival cria, em média, 28 mil postos de trabalho diretos e indiretos, que incluem a produção, estruturação, limpeza, montagem e produção.
Redes sociais. As marcas mais citadas nas redes sociais foram: Itaú (130 mil menções), TIM (85 mil), Americanas (77.6 mil), TikTok (27 mil) e Heineken (5.6 mil).
De acordo com a ferramenta Sprinklr, a presença de influenciadores nos estandes engajou as pessoas nas redes sociais. Jade Picon esteve no estande da Tim: #JadenaTim foi trending topic no Twitter (um dos assuntos mais citados na rede social). Juliette Freire e Lucas Rangel também foram alguns dos influencers que passaram pelos espaços das marcas.
Consumo. Rock in Rio teve mais de R$ 60 milhões em vendas (e mais de 872 mil artigos que incluem garrafas e embalagens foram vendidos). Isso gerou 374 toneladas de lixo.
Em resumo, em espaço com tanta audiência em torno de um só objetivo (a experiência musical), a cidade ganha uma nova forma nos dias de festival. E muitas marcas patrocinadoras, como a Heineken, KitKat, TIM, aproveitam a oportunidade para se associarem ao universo da marca Rock in Rio, criando experiências que agreguem aos seus próprios “brand universes”, com ações de marketing integradas, imersivas e conectadas à experiência musical.
*Com dados do Valor Econômico, O Globo e Associação Brasileira de Viagens Corporativas sobre o Rock in Rio 2022, Sprinklr e Valor Econômico.
*Esse artigo foi atualizado ao final do festival, em 02 de outubro de 2022.