Podcasts no Brasil 2022: país ocupa terceiro lugar mundial
Podcasts no Brasil 2022. Consumo no país, ranking mundial e percepção dos consumidores sobre a publicidade nessa mídia.
Brasil é o terceiro em consumo de podcasts no mundo, com mais de 30 milhões de ouvintes.
No ranking mundial, aparece depois da Suécia e Irlanda. Os países que menos consomem podcasts são Japão, Taiwan, Malásia e Paquistão (com média de 5%). O Brasil foi um dos países que mais cresceu em ouvintes desde 2020.
De acordo com o Statista e o IBOPE, as plataformas mais ouvidas no Brasil são o Spotify (25%) e Apple Podcasts (20%). Em terceiro lugar está o Google Podcasts (16%), em quarto lugar temos Pandora (15%), e em quinto os sites dos próprios podcasts, com 11%.
Alguns dados sobre o consumo de podcasts no Brasil
- Os formatos favoritos dos brasileiros são entrevistas, narrativas, mesas redondas, reportagens e resumo do dia.
- Os gêneros favoritos dos brasileiros são sociedade e cultura, educação, estilo de vida, religião e comédia.
- Entre os podcasts em destaque em 2021, encontramos: Horóscopo Hoje, Mano a Mano, Flow, Primo Cast e Café da Manhã da Folha.
- Foram mais de 13 bilhões de horas ouvidas.
- Os podcasts brasileiros têm sido impulsionados por plataformas como o Spotify.
- Também vemos a participação do GloboPlay.
- Outra plataforma de papel importante no Brasil é a Deezer, que teve aumento de 40% no consumo do formato entre os usuários brasileiros, quando comparamos de 2018 a 2022.
- Associação Brasileira de Podcasters identificou que 79% ouvem podcasts em seu deslocamento (carros ou transportes públicos).
- 68% ouvem podcasts enquanto realizam as tarefas domésticas, como as faxinas.
- Também de acordo com a Associação Brasileira de Podcasters, o consumo médio é de 2 horas e 52 minutos.
Brasil sobe para o terceiro lugar mundial
O crescimento dos podcasts no país aumentou especialmente após a pandemia. Também de acordo com o IBOPE, 57% das pessoas que passaram a ouvir podcasts, identificados nessa pesquisa, fizeram depois do isolamento social. Na pesquisa de 2021, eles identificaram que:
- 43% ouvem podcasts de uma a três vezes por semana;
- Valorizam e acham modernas nas marcas que usam podcasts na publicidade;
- 5 em cada 10 pessoas se identifica com as marcas que anunciam nos podcasts;
- De acordo com a IAB Brasil, 54% das pessoas acredita que seja interessante o tipo de publicidade exibido nos podcasts.
Consumo e podcasts
De acordo com a IAB Brasil, os produtos mais consumidos pelos ouvintes são: roupas e sapatos (27%), eletrodomésticos (26%), tecnologia (22%), produtos de supermercado (22%), educação (21%), eventos (17%), carros ou motos (17%), seguros (16%), turismo (14%), produtos bancários (12%) e investimentos (11%).
*Dados de abril de 2022 do IBOPE, IAB Brasil 2022 e Statista. Dados da Associação Brasileira de Podcasters em 2022. Dados de podcasts de todas as fontes citadas em 2021.