Páscoa antecipada 2024: a data está chegando mais cedo?

Páscoa antecipada 2024? A data está chegando mais cedo? Os dados indicam que sim: para o consumidor e no calendário.

Páscoa antecipada 2024? A data está chegando mais cedo? Os dados indicam que sim: para o consumidor e no calendário.

  •  70% dos consumidores pretendem comprar chocolates com antecedência em 2024 (Pesquisa da Abrasce). 
  • Calendário: Comemorada em 31 de março, a data cai antes do usual, abrindo espaço para um “festival de chocolate” já em março, e o consumidor também já está de olho.
  • A data continua importante, com aumento de 12% nas vendas de chocolates na Páscoa de 2023 em comparação com 2022 (NielsenIQ).
  • O varejo costuma utilizar datas de impacto para vendas, então as novidades podem atrair os consumidores para o e-commerce, potencializando os acessos, e para as lojas.

Páscoa Antecipada: antes mesmo do final do Carnaval

A proximidade da Páscoa, antes do Carnaval, impulsionou a chegada dos ovos aos supermercados mais cedo. Nas gôndolas, os clientes já encontravam novidades (e a dica das marcas é não deixar para comprar no último momento, já que muitos produtos já estão esgotados ou próximos de acabar).

Mercado de chocolates em ascensão

Com a Semana Santa em vista, o mercado de chocolates e ovos de Páscoa se aqueceu. Projeções apontam um aumento de 4,5% nas vendas em 2024, impulsionado pelo cenário econômico favorável e lançamentos estratégicos para atrair consumidores. O preço do produto também cresceu em relação a 2023, de acordo com a pesquisa. O salto foi de 3,8%, mas abaixo do que variou a inflação (4,5%), de acordo com o IBGE.

Impacto no comércio digital

O comércio digital também sente o impacto da Páscoa antecipada, movimentando o varejo. Vendas online e em pontos físicos já estão em alta, com estratégias para fisgar consumidores e impulsionar compras não planejadas.

Importância econômica da Páscoa antecipada

Antecipar as vendas para a Páscoa revela sua importância econômica e as marcas já aproveitam para lançar suas campanhas de comunicação e atualizaram seus e-commerces antes do começo de março. O aumento das vendas de chocolates e ovos é significativo, prevendo-se crescimento. 

Movimento importante no e-commerce e no varejo

Data tradicional para os consumidores e vendedores, a antecipação da Páscoa impacta positivamente tanto o e-commerce quanto o varejo (supermercados e lojas de chocolates brasileiras). Com o um mercado aquecido, a data se mostra promissora para impulsionar as vendas e movimentar a economia do país (vamos acompanhar, mas tudo indica que sim, será ainda mais doce que o ano passado!).

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados. Criadora do Dataísmo e da comunidade de consumer insights Priszma by Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share