Ovo Caribe 2024: esgotado nas prateleiras. Imagem: ovo de Páscoa Caribe divulgado pela Nestlé. Montagem com imagem dos ovos Caribe criada especialmente para o Dataísmo.

Ovo Caribe 2024: esgotado nas prateleiras

Ovo Caribe 2024: esgotado nas prateleiras. Acabou o estoque do ovo do bombom e, segundo a Nestlé, dona da Garoto, o produto só volta ao mercado na temporada de 2025. Aqui temos um pouco sobre o sucesso nas redes sociais, dados da empresa, posicionamento da Nestlé e como a base de fãs impulsionou esse consumo.

Ovo caribe 2024 está em alta nas redes sociais e marketplaces

Antes de esgotar nos supermercados e no e-commerce com ovos de Páscoa, o Ovo Caribe 2024 de de 229 gramas era encontrado por preços entre R$ 45 e R$ 50. Depois, passou a ser encontrado apenas em marketplaces, sendo vendido por até R$ 449, dez vezes mais caro que o preço original.

O sucesso do ovo Caribe também se reflete na internet. Em redes sociais como o X (ex-Twitter), fãs do chocolate compartilham a paixão e a dificuldade de encontrar o produto, muitas vezes reclamando que o ovo já esgotou e eles não tiveram a oportunidade de comprar. Também no Twitter, os fãs de Caribe encontraram na revenda uma forma de garantir o produto. 

No Mercado Livre, o Caribe aparece como o segundo produto mais vendido na categoria ovo de Páscoa (na última semana de março de 2024). Os marketplaces acabaram virando uma outra fonte de conseguir o ovo, mesmo que seja muito mais caro que o original. No primeiro anúncio do Ovo Caribe 2024, encontramos apenas 1 produto em estoque no final de março.

Sucesso nas redes sociais divide opiniões

O ovo Caribe divide comentários entre o “ame ou odeie”, mas o seu sucesso em 2024 já aconteceu antes mesmo da Páscoa ter chegado oficialmente. 

O interesse de buscas por esse produto na plataforma Google Trends cresceu mais de 266% nos últimos 30 dias. 

Nas redes sociais, o estoque zerado é visto como sinal de “bom gosto”, com fãs destacando o Caribe como o melhor bombom da Garoto. Quem não gosta de Caribe reforça que ele sempre foi o último a ser comido dentro da caixa de chocolates sortida que a Garoto tem.

Total de ovos da Nestlé: quantos tivemos em 2024?

Em 2022, o gerente de marketing da Nestlé Brasil, Marcos Freitas, afirmou que o Caribe, mesmo dividindo opiniões, tem uma grande parcela do público consumidor que é fã do chocolate. 

Neste ano, o ovo Caribe foi um dos principais lançamentos da marca para a Páscoa, mostrando que a estratégia de marketing foi bem-sucedida. A Nestlé fez mais de 13 milhões de ovos de Páscoa e dedicou uma parcela para lançamentos mais segmentados: que não fazem parte um gosto mais popular, mas que possuem fãs que amam aquele chocolate em especial (Caribe está na lista junto do Crocante!).

Preferência pelo Ovo Caribe 2024: uma base fiel e que fez acontecer

O sucesso do ovo Caribe se deve à sua exclusividade e ao sabor diferenciado do chocolate com banana. O produto conquistou fãs fiéis ao longo dos anos e despertou a curiosidade de novos consumidores, tornando-se um item desejado e disputado durante a Páscoa de 2024.

O sucesso do ovo mostra, na prática, a paixão dos consumidores pelo produto e a capacidade da Garoto e da Nestlé em criar produtos que geram buzz e despertam emoções. 

Ter uma parte de seus produtos dedicados à mistura de banana com chocolate continua com um público fã e cativo entre os brasileiros desde 2022. Essa cota, mesmo que em menor quantidade dentro dos 13 milhões de ovos do ano, conversa com seus fãs, e mostra que vale a pena ouvir os consumidores. E também dedicar uma parcela de produtos diferenciados no mercado de chocolates durante a Páscoa. Esgotou, mas no próximo ano, ao que tudo indica, tem mais.

Fonte dos dados: escrevi esse texto com dados do X (ex-Twitter), Mercado Livre, Google Trends, informes da Nestlé para a imprensa, dados da Nestlé oficiais sobre a quantidade dos ovos de Páscoa. Os insights foram criados especialmente para o Dataísmo.

Ovo Caribe 2024: esgotado nas prateleiras e vendido mais caros em marketplaces. Na imagem, bombom Caribe e bombom Crocante dividem holofotes em palco com tapete vermelho. Imagem: Divulgação nas redes sociais da Garoto.

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Snacks na Copa do Nordeste 2024: Perdigão

Snacks na Copa do Nordeste 2024: a marca Perdigão acaba de lançar um filme para aproveitar essa ocasião de consumo: destaca a combinação entre o sabor e a emoção de “torcer junto” para os jogos da Copa do Nordeste. Os produtos em foco são: Pizza, Big Chicken, Salsicha e Calabresa defumada.

A campanha dos snacks na Copa do Nordeste 2024 com a Perdigão

“No filme buscamos imprimir o bom humor que está no DNA do povo brasileiro e especialmente do povo nordestino, e ao mesmo tempo trazer a grandiosidade que o campeonato pede linkando com a Champions League.”, comenta Mozar Gudin, Criação na AlmapBBDO em comunicado para a imprensa.

A campanha será online e offline. Divulgada tanto na internet quanto fora dela, com materiais compartilhados nos perfis de redes sociais da Perdigão, em rádio e televisão. 

Os clientes das cidades de Salvador, Recife e Ceará serão alcançados por meio de mídia exterior, incluindo prédios comerciais e shoppings.

A campanha foi desenvolvida pela AlmapBBDO, responsável pela estratégia de comunicação da marca, e teve a colaboração da produtora de áudio Jamute e da produtora de vídeo Vetor Zero.

A competição é uma oportunidade para os clubes da região competirem e para os torcedores vivenciarem a paixão pelo futebol.

Impacto da Copa do Nordeste

A Copa do Nordeste, uma competição de futebol que reúne clubes da região Nordeste do Brasil, é um evento esportivo tradicional. Organizada pela Liga do Nordeste em parceria com a CBF, a Copa do Nordeste atrai milhões de espectadores a cada edição. 

Em 2023, segundo o IBOPE, foram registrados cerca de 8 milhões de impactos apenas nas cidades de Salvador, Fortaleza e Recife. 

Snacks na Copa do Nordeste 2024: Perdigão é patrocinadora oficial. Imagem: Divulgação. Perdigão.

Parcerias na Copa do Nordeste

Além do patrocínio da Perdigão, a Copa do Nordeste tem sido palco de outras parcerias importantes. Foi o caso do Tik Tok, que fez sua primeira parceria com futebol no Brasil ligada a um campeonato, e começou pelo Nordeste. Só depois expandiu para outras transmissões brasileiras.

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Insights guiados por dados. Fontes: Release com informações à imprensa e IBOPE 2023. Esse texto foi publicado primeiro no Linkedin, e aqui escrevo mais detalhes e insights dessa parceria.

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Spotify: novos vídeo clipes em testes no Brasil

Spotify: novos video clipes em testes no Brasil e seus formatos. A plataforma de streaming de músicas elege alguns mercados mundiais para testar a nova opção de assistir mais clipes, alternar entre áudio e vídeo, animar capas de álbuns e visualizar os “canvas” (ou pequenos vídeos musicais). Escrevi como isso funciona e sobre a chegada mais cedo no Brasil, que recebe o teste antes dos Estados Unidos.

Novos vídeo clipes em testes no Brasil e seus formatos: como ocorre?

O Spotify está introduzindo mais vídeos musicais em seu aplicativo móvel e no desktop. A novidade aparece a partir de março de 2024 (em especial, a partir da segunda quinzena do mês, quando a plataforma fez o anúncio oficial).

Com isso, busca trazer maior volume de conteúdos em vídeo e, e integrar mais a experiência entre vídeo e áudio em um só lugar.

O que muda: nova opção de trocar por áudio e vídeo + catálogo.

  • SWITCH: Os vídeos agora estão integrados à biblioteca de música do streaming, permitindo que se alterne entre áudio ou vídeos.
  • CATÁLOGO: O Spotify está adicionando mais Clips (vídeos curtos de artistas conversando com fãs) e Canvas (capas de álbuns em loop).

O teste é restrito a alguns países

Em fase beta, o lançamento dos novos vídeos musicais do Spotify não é mundial: 11 mercados estão nessa etapa. Brasil, Colômbia, Alemanha, Indonésia, Itália, Quênia, Holanda, Polônia, Filipinas, Suécia e Reino Unido participam. Os EUA não fazem parte deste lançamento por enquanto.

O modo beta significa que ainda está em teste e validação. Nesse momento, as plataformas digitais costumam utilizar mais de um formato e verificar qual funciona melhor, antes de garantir uma versão fixa ou até a retirada de algumas funções (assim, pode ser que não tenha a “cara definitiva” por enquanto) (vamos acompanhar).

Spotify video clipes: testes no Brasil em março de 2024. Imagem: Spotify/Divulgação

MV ou music videos: parte da cultura pop e consumo

Nos últimos anos, os vídeos musicais nos streamings se tornaram uma das muitas maneiras pelas quais as pessoas descobrem e tornam-se fãs de artistas. Eles já faziam parte da cultura pop, especialmente se olharmos para o passado, com clipes na televisão e especialmente na MTV. Ver vídeos com os artistas já gera conversas e influencia a descoberta de novos estilos musicais. São uma forma para os fãs descobrirem e se conectarem com a música.

Explorar vídeos amplia as opções dentro do Spotify. De acordo com Charlie Hellman, Vice President and Head of Music Product at Spotify, eles estão “animados para adicionar mais uma maneira de aprimorar a conexão artista-fã”.

Mercado de streaming de música e a importância do Brasil

O mercado de música brasileiro é robusto, com o streaming representando 99% das receitas. No primeiro semestre de 2023, o mercado de música do Brasil reportou receitas de R$ 1,2 bilhão, considerando apenas os formatos digitais e físicos. O crescimento foi de 12,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As receitas do streaming, que totalizaram R$ 1.181 bilhão, foram o principal impulsionador da expansão do mercado, respondendo por 99,2% do total. O formato físico contribuiu com R$ 8 milhões, representando apenas 0,6% das vendas da indústria no período pesquisado. O vinil foi o formato mais vendido no primeiro semestre de 2023, com receitas de R$ 5 milhões, seguido pelos CDs, com R$ 3 milhões.

Desse modo, o Brasil é um mercado importante para o Spotify, contribuindo com uma parte significativa da base de usuários global. Estimativas sugerem que o Brasil representa cerca de 4,65% do tráfego global. Além disso, o Spotify lidera o mercado de streaming de música no Brasil, com mais de 60% dos usuários de smartphones optando por ele em 2020.

O Spotify entra na tendência de outros serviços de streaming. Os vídeos musicais já estão disponíveis no YouTube Music (aplicativo do Youtube focado em música) e no Apple Music (os vídeos musicais podem ser visualizados na página dos artistas). No entanto, em ambos os casos, não existe a opção de alternar entre áudio e vídeo por meio de um botão (“switch to audio”, “switch to video” – mudar para áudio ou vídeo, que o Spotify lança agora).

*Conteúdo feito com informações oficiais do Spotify Quarter Results, Pro-Música Brasil (PMB) (conhecida antes como Associação Brasileira dos Produtores de Discos – ABPD), Spotify NewsRoom (informações para a mídia). Insights criados para o Dataísmo.

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Rebranding da Pepsi em 2024

Rebranding da Pepsi foi divulgado para todo o mundo. Começou na América do Norte e agora se espalha por todos os países. Abaixo, escrevi sobre a nova cara da marca. Dividi o texto em quatro tópicos. Primeiro, explicando como aconteceu. Segundo, a anatomia da nova marca. Terceiro, o posicionamento de menos açúcar e mais modernidade. No quarto e último, como a Pepsi pretende se conectar com as novas gerações.

Rebranding da Pepsi: sobre a decisão

Rebranding Pepsi 2024. Lata zero açúcar é preta e está presente em toda identidade visual, reforçando ter menor volume de açúcar em todos os produtos. Imagem: Divulgação da marca Pepsi.

Após quase 15 anos sem grandes alterações, a Pepsi está passando por um processo de rebranding. A nova identidade, lançada em comemoração aos 125 anos da sua criação, busca manter referências à cultura pop enquanto se adapta aos novos desafios do mercado.

Esta mudança não apenas reafirma o compromisso da marca com a inovação, mas também visa realinhar sua imagem com as demandas dos consumidores modernos, especialmente aqueles preocupados com a saúde e o bem-estar.

“Ao abordar o novo design, nos perguntamos: como pegamos tudo o que amamos na Pepsi e seu passado e criamos algo que transcende?”, contou o diretor de design da PepsiCo, Mauro Porcini.

Anatomia da nova Pepsi

Rebranding Pepsi 2024. Em busca de mais movimento, contraste e vibração. Imagem: Divulgação da marca Pepsi.

A nova identidade visual é o resultado de um processo que envolveu pesquisa com os consumidores e o time de design. O pulso da Pepsi, marca registrada da empresa, busca “borbulhar, estourar e efervescer” do refrigerante, com movimento traz o ritmo e a energia da música, uma parte importante e contínua do legado da marca.

Elementos como o globo, a palavra “Pepsi” e uma paleta de cores atualizada foram escolhidos para refletir a autenticidade e a contemporaneidade da marca. Destaque para a nova silhueta de lata, a fonte moderna e o pulso distintivo, que evocam o caráter vibrante e enérgico da Pepsi.

Cores

O azul elétrico e o preto foram escolhidos buscando mais vibração e modernidade. Elementos gráficos como ripple, pop e fizz comunicam movimento e ritmo, alinhados com o universo pop e a energia da marca. A cor preta, em particular, destaca o compromisso da Pepsi com a versão Zero Açúcar do seu produto. Esta escolha não apenas reflete as preferências dos consumidores por opções mais saudáveis, mas também posiciona a Pepsi como uma marca inovadora e sintonizada com as tendências atuais do mercado.

Essa paleta de cores atualizada traz mais contraste, vibração e uma borda contemporânea ao esquema clássico de cores da Pepsi. Esses elementos foram escolhidos para garantir que a nova identidade visual não apenas honre a história da marca, mas também a projete para o futuro com mais confiança e estilo.

Rebranding Pepsi 2024. Novas latas. Imagem: Divulgação Pepsi.

Nova lata

O novo formato da embalagem, com uma silhueta de lata visualmente distinta, destaca a lata de Pepsi como uma marca acessível para todos, reforçando a mensagem de inclusão e acessibilidade da marca.

Posicionamento da marca: menos açúcar, mais modernidade

Rebranding Pepsi 2024. Menos açúcar e mais sabores. Na imagem: Pepsi Cherry Coke, versão com gosto de cereja. Divulgação da marca Pepsi.

A nova identidade visual reflete a estratégia da Pepsi de se distanciar da associação com o açúcar, impulsionada pelo crescimento do mercado de produtos zero. A cor preta, presente em destaque, é usada nos produtos zero açúcar e reforça esse compromisso.

A nova marca também foi projetada para ser lógica, flexível e moderna: a nova identidade visual permite uma maior flexibilidade para a Pepsi se movimentar entre espaços físicos e digitais, facilitando a comunicação com os consumidores em diferentes plataformas e contextos. A logo permite ser utilizada no Instagram, na lata, como em uma transmissão da NFL ou estampada em roupas e outras mercadorias de marca.

“Um sistema que visa celebrar a harmonização com a comida, a explosão de sabores, a conexão com a arte, a música, a cultura pop e a iconicidade simples da marca. Uma identidade visual que vive perfeitamente entre os mundos físico e digital”, escreveu o executivo em uma rede social. “Na PepsiCo nós desenhamos as nossas marcas de modo a contarem uma história interessante e holística. A Pepsi é um exemplo brilhante de uma marca que se tem reinventado consistentemente ao longo de 125 anos de modo a manter-se como parte da cultura pop e da vida das pessoas“, diz Mauro Porcini, vice-presidente sénior e diretor de design da PepsiCo, acrescentando que a nova identidade foi desenhada de modo a conectar as futuras gerações com a herança da marca, “casando a distinção da nossa história com elementos contemporâneos, de modo a assinalar a nossa ousada visão do que está por vir“, explica Mauro Porcini, vice-presidente sênior e diretor de design da PepsiCo.

Segundo Porcini, o globo da Pepsi, o pulso e o contorno branco da lata são elementos fundamentais de um novo sistema da identidade visual e flexível, que abre possibilidades infinitas.

Conectando-se com as novas gerações

Rebranding Pepsi 2024. Marca quer ter mais aplicações e flexibilidade no online e offline. Divulgação da marca Pepsi.

O rebranding da Pepsi visa conectar as futuras gerações com a sua herança, criando uma identidade atual sem perder a sua “cara”.

A identidade visual introduz movimento e animação, permitindo maior flexibilidade para em espaços físicos e digitais, além de colaborações criativas com parceiros e varejistas. Esta abordagem não apenas fortalece o vínculo da Pepsi com os consumidores existentes, mas também atrai novos públicos, especialmente os mais jovens.

“Essa é uma nova era para a Pepsi. Vai permitir uma maior e mais ousada distinção da marca e vai ajudar as pessoas a encontrar novas formas de aproveitar as coisas que gostam” segundo o diretor de marketing, Todd Kaplan.

Em outras palavras

O novo posicionamento da Pepsi como uma marca menos açucarada, mais moderna, flexível e conectada com as novas gerações. Representa um passo importante para garantir sua relevância e sucesso contínuo no mercado global. A nova identidade visual reflete não apenas a rica herança da marca, mas também sua visão para o futuro para os negócios.

O rebranding marca o início de uma nova era para a empresa, buscando inovação, modernidade e conexão com as novas gerações, alinhada com as demandas e preferências dos consumidores modernos. Com sua nova imagem, pretende enfrentar os desafios do mercado global.

*Conteúdo feito com informações oficiais da PEPSI para a imprensa. Insights criados para o Dataísmo.

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