Faxina Digital ou digital detox

Faxina Digital ou detox digital

A vida digital nos oferece inúmeras pessoas para seguir, livros para ler, músicas para ouvir e uma infinidade de vídeos, e cada vez é mais necessário fazer uma faxina digital. O outro lado de toda essa abundância digital é que muitas vezes nos sentimos exaustos de tanta informação. Na sociedade da atenção, o tempo é ouro e a faxina digital (também chamada de digital declutter) é uma alternativa para aproveitá-la melhor. 

Efeitos da tecnologia e a necessidade da faxina digital

Uma pesquisa publicada em junho de 2020 em “Diálogos em Neurociência Clínica” observou que “o uso frequente de tecnologia tem sido associado a sintomas de déficit de atenção aumentados, inteligência emocional e social prejudicada, vício em tecnologia, isolamento social, desenvolvimento cerebral prejudicado e sono interrompido em alguns casos”.

A tecnologia não é inerentemente ruim, diz Madeleine George, PhD, analista de pesquisa em saúde pública da RTI International, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos, em Durham, Carolina do Norte. “A tecnologia e as mídias sociais podem ter efeitos positivos ou negativos, dependendo do que alguém está fazendo online e de quem é.”

“O uso excessivo de tecnologia pode tirar o tempo de atividades como sono, exercícios e socialização, que são importantes para o bem-estar”, diz Carol Vidal, MD, PhD, MPH, professora assistente de psiquiatria e ciências comportamentais no Escola de Medicina da Universidade de John Hopkins, em Baltimore, em entrevista à EveryDay Health.

O caminho oposto: JOMO

Em Joy of Missing Out, Brinkmann, argumenta que o caminho para a felicidade não consiste em adquirir mais, mas em querer menos. “Construir um ambiente que não o tente o tempo todo”. Na internet, faz-se necessário limpar e reorganizar os arquivos, mídias sociais, aplicativos, e-mails, enfim, tudo o que está disponível e conectado, abre o espaço mental para o que é importante para você. 

Para realizar a faxina digital, o primeiro passo é fazer um mapeamento de todas as coisas digitais que possui (fotos, conversas, vídeos, e-mails etc.). depois, excluir tudo o que não acessa ou que não tem mais utilidade. e por fim, reorganizar e o manter a vida digital organizada.

Sair da versão mobile