Donda: a criação real-time do álbum de Kanye West

Kanye West se apresenta no Mercedez-Benz Stadium (EUA) com máscara no rosto inteiro e colete à prova de balas escrito o nome do álbum "Donda". Foto de Philey Sanneh/DONDA/divulgação.

? Kanye West fez a segunda listening party do seu décimo álbum, Donda. A transmissão online e ao vivo quebrou o recorde da Apple Music Global com 3.3 milhões de espectadores no total, ultrapassando os 1.8 milhões que assistiram à batalha de Verzuz entre Jeezy e Gucci Mane na Apple Music no ano passado. Kanye faz da arte um produto em construção, em tempo real e junto da plateia. Ao contrário de lives de outros artistas, não foi um lançamento, pois a obra ainda não estava pronta. É no “mínimo produto viável”, que ganha camadas a cada apresentação, sendo construído ao vivo. E que gera buzz marketing: ativa a comunidade em tempo real, feedbacks expressos, além da expectativa para ver, para ouvir e para comprar.

? Criação em tempo real

Com o álbum em construção ou o “mínimo produto viável” (MVP), a cada live o artista acrescenta arranjos, roupas, objetivos, locais. Simultaneamente, recebe o feedback do que está produzindo por meio de reações de fãs, da mídia, em comentários de críticas, elogios e memes. O processo criativo é revelado, pouco a pouco, enquanto a audiência consegue participar do surgimento das ideias do artista. Na concepção criativa, o buzz sobre a criação ocorre antes, durante, e depois: nos anúncios, no processo criativo da transmissão, no anúncio das próximas lives, na venda dos ingressos de apresentações, na data final de lançamento, na compra do álbum finalizado, e ainda na disponibilização do álbum nos streamings, venda de coleções de roupas e objetivos do cenário.

A estética do álbum é um exemplo. Durante a última apresentação, West usou peças da Balenciaga. Artista é conhecido por criar e desenvolver a estética de uma “era” para cada produção, como é o caso dos produtos do “Yeezy”, de peças de coloração neutra da coleção própria e que teve os tênis da Adidas com as vendas esgotadas. Em Donda, sob a direção criativa de Demna Gvasali, as peças da coleção de cores escuras da Balenciaga podem se tornar novo portfolio de merchandising.

? O lançamento não finaliza o buzz

A música também se transforma em tempo real, após o lançamento oficial. E não, necessariamente, o lançamento do álbum termina o que se acompanha sobre ele. No álbum “The Life of Pablo”, Kanye ainda estava atualizando as faixas enquanto os fãs ouviam nos serviços de streaming. Jack Dorsey (CEO do Twitter) sugeriu que Kanye repetisse o processo para Donda: “E … isso é improvável e talvez contra o processo criativo … mas seria incrível se @kanyewest colocasse #DONDA como está agora e continuasse a atualizá-lo até sentir que está‘ acabado ’”, escreveu ele. “… para que todos possamos testemunhar a evolução do trabalho em tempo real.”. ]

O lançamento ainda não aconteceu e já foi adiado duas vezes só esse ano, fazendo com que a conversa continue. Enquanto o álbum não é lançado, o público aproveita para ver o produto não finalizado e entrar na conversa para entender, discutir e, caso repita o sucesso de Yeezy, consumir a roupa enquanto ouve o som.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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