search expand
Skip to content

dataismo blog

💡 Insights de marketing, cultura e consumo 📊 Histórias guiadas por dados

  • Sobre o blog e a autora

Data Strategy | Meta dados

Posted on 08/07/202108/07/2021 by Juliana Freitas
Data Analysis e Business Intelligence: conceitos

* Este artigo faz parte de uma série de conceitos sobre dados.

Meta Dados

A visão de “data strategy” tem se popularizado devido à grande acumulação de dados nos últimos anos. Quando lemos jornais e revistas, precisamos filtrar o que há de relevante nas notícias e melhorar a compreensão por meio da análise; com o conjunto de dados, é o mesmo raciocínio.

Para criar uma estratégia de dados, existem alguns passos a serem feitos com o material coletado, começando na escolha da ferramenta que irá coletar esta informação bruta. Existem três passos fundamentais interdependentes para começar a traçar uma metodologia e a criar uma estratégia:

“Meta data” ou organização dos dados primários

O recorte da amostra dos dados e como ela será filtrada é essencial para tornar os dados em informação. Inicialmente, a segmentação de dados pode ser feita por palavras-chave, redes sociais e tipo de usuários por onde serão coletados. Já o tipo de informação que será analisada pode ser organizada por tipo, dividindo-a em categorias. Nem tudo o que é coletado pode servir para a sua estratégia, assim como nem tudo analisado pode ser útil para a aplicação. O filtro serve como forma de diminuir a amostra para um diferencial relevante, mas principalmente para destacar o essencial de cada caso. Junto desta metodologia de tagueamento e categorização, alguns outros pontos devem ser observados:

– Segurança da informação por meio da escolha de servidores confiáveis;

– Historicidade da pesquisa (dias, meses, anos, etc – determinar períodos específicos);

– Ferramentas eficazes, bem como os níveis de administradores (identificar qual a ferramenta principal, a ferramenta de suporte, quem pode alterar todo o projeto, quem apenas irá editar, quem irá apenas ver e analisar, etc);

– O que será importante durante o processo e captura dos dados (exemplo: se existem problemas de coleta de determinado período, é necessário considerar no resultado final e incluir a meta data nas considerações finais, citando a ferramenta, algum dado acrescentado no processo);

– Gerenciamento de informações eficazes para a coleta de dados: valores válidos; consideração de múltiplas propostas para analisar os dados e escolher a melhor metodologia; considerar números negativos e positivos para chegar às conclusões, e não apenas a parte positiva.

Posted in Análise de sentimento, Conceitos, Data Analysis, Data StrategyTagged análise, big data, business intelligence, dados, informações acionáveis, meta dados, meta data, métricas

Navegação de Post

Previous PostTendência body neutrality: Pinterest proíbe anúncios sobre perda de peso
Next PostBusiness Intelligence e ontologia: definições e apontamentos

Busca

Acompanhe também

  • Assine a newsletter
  • Siga no Twitter
  • Siga no Instagram

Assuntos

  • Análise de sentimento
  • Bem-estar Digital
  • Branding
  • Business Intelligence
  • Cases
  • Conceitos
  • Consumer Insights
  • Conteúdo
  • Cruzamento de dados
  • Curadoria de conteúdo
  • Data Analysis
  • Data Mining
  • Data Strategy
  • E-Commerce
  • Emojis
  • Engajamento
  • Entrevista
  • Estratégia
  • Eventos em tempo real
  • Influenciadores
  • Insights
  • Inteligência Artificial
  • Jogos
  • Livros filmes e séries
  • Memes
  • Mídias Sociais
  • Minimalismo Digital
  • Música
  • Ontologia
  • Pesquisas
  • Publicidade Digital
  • Resenhas
  • Self-Data
  • Sem categoria
  • SEO
  • Serviços de Streaming
  • Social Commerce
  • Tendências
  • Uso da Voz na Internet
Powered by Miniva WordPress Theme
Sair da versão mobile