Comunicação multicanal: a experiência no BBB 22 com a Globo
Comunicação multicanal que ultrapassa a internet: da TV à rede, da rede à TV. Paulo Vieira, SBT e Globo com o Abrava, McDonalds: nesse #BBB, as marcas e os apresentadores estão cada vez mais integrados com o que é falado na internet. E falo não apenas de criar posts de oportunidade (com o jogo ou memes), mas também para entrar na conversa com muito humor, falando a mesma língua dos espectadores e ocupando várias mídias, personalizando as mensagens.
Um exemplo aconteceu no dia 02/02/22, quando tivemos a participação do Paulo Vieira no #BigTerapia. Paulo já é um sucesso nas redes. E sua recepção foi bem positiva. Era como se tivesse conversando na própria internet. E o melhor, perguntando o que as pessoas gostariam de saber e falaram no Twitter ou nos perfis do #Instagram de tv e famosos. E o assunto terminou no programa? Não. A conversa continuou. Depois de usar vários memes e falas da rede, o humorista ainda postou no Twitter, continuando a conversa. Essa “zueira” que não termina, mas que é toda organizada, mostra que as marcas e os apresentadores estão não só com o senso de oportunidade, mas também o senso de proximidade e integração, conseguindo oferecer muito do que o espectador quer ver em todas as mídias.
Outro exemplo aconteceu depois que Abrava foi líder. As duas emissoras (#SBT e #Globo) interagiram online. Mas isso também não parou nas redes. No momento em que anunciou a posse do quarto do líder e citou as fotos de família, o apresentador Tadeu Schmidt falou da foto do Vô (Silvio Santos). Era o que o “povo” também queria saber. E nessa integração da comunicação multicanal, várias marcas também se somam. Ainda se destacam o #McDonalds, dizendo que é o lugar para tirar foto com o Luciano. E quando o brother Rodrigo trocou o nome da #99 pela #Uber, a 99 entrou na brincadeira dizendo que é quando o boy troca seu nome e a Uber, perguntando se alguém chamou, em resposta à ocasião (se esse assunto te interessa, talvez você goste de ver como as marcas conversaram com muito humor aqui).
A integração multicanal (#omnichannel) parece fazer cada vez mais parte dos programas de TV, e tem sido um espaço amplo para conversas que se alimentam, se transformam e que podem ser muito divertidas, em todas as telas, muitas vezes ao mesmo tempo.