Biblioteca do Dataísmo. Enquanto assistia a MTV, eu via a mensagem “desligue a tv e vá ler um livro” (e muitas vezes o fiz). Então essa biblioteca é dedicada para quem curte ler, de saber mais e, especialmente, aos curiosos de plantão. Aquele momento para “desligar a internet e ler um livro”. Por meio dos livros e pesquisadores, pude expandir meu conhecimento e criar conteúdos ou pesquisas com referências diversas, sejam elas acadêmicas ou do mercado (de comunicação, cultura e consumo). De repente, essas obras podem inspirar e ajudar você também.
Página com frequentes atualizações 🙂
Biblioteca do Dataísmo
Está dividida em cinco partes, baseada nos temas tratados aqui no portal:
- Dados e estatísticas
- Comunicação
- Consumo
- Cultura (cultura brasileira e cultura nordestina)
- Outros livros que já foram citados no Dataísmo
Dados e estatísticas
A arte da estatística: Como aprender a partir de dados: David Spiegelhalter oferece um guia didático sobre estatística, usando exemplos reais para ensinar a interpretar dados e pensamento estatístico. Essencial para diversas áreas e capaz de transformar a interpretação de informações cotidianas. Compre aqui.
Como mentir com estatística: Livro revela como números podem ser manipulados e mal interpretados, escrito por Darrell Huff. Compre aqui.
Small Data indicam grandes tendências: Martin Lindstrom revela como observar pequenos detalhes do cotidiano impulsiona estratégias de marketing, transformando marcas globalmente. Compre aqui.
Storytelling com dados: “Storytelling com Dados: Visualização para Profissionais” é um guia prático sobre a narrativa visual de dados, escrito por Cole Nussbaumer Knaflic. Compre aqui.
Comunicação
Brand Equity: fornece uma estrutura clara e bem definida da relação entre uma marca e seu valor, bem como de cada um dos ativos, esclarecendo como a marca contribui com valor. O autor inicia cada capítulo com uma análise histórica do sucesso ou fracasso de uma tentativa específica de construir valor da marca. David A. Aaker é Vice-Presidente da Prophet e uma autoridade reconhecida em marcas e gestão de marcas. Já publicou mais de noventa artigos e onze livros. Compre aqui.
Consumo
A Lógica do Consumo: baseado na maior pesquisa de neuromarketing já feita, o livro revela descobertas surpreendentes sobre o comportamento do consumidor, desafiando conceitos estabelecidos. Martin Lindstrom é reconhecido como um dos maiores pensadores e inovadores do mundo. É autor best-seller e consultor de grandes empresas como Pepsi, Nestle e Google. Compre aqui.
BrandSense: revela como os sentidos moldam nossas escolhas de consumo. Martin Lindstrom, autor best-seller e CEO da Lindstrom Company, mostra como marcas líderes integram tato, sabor, cheiro, visão e som para impactar nossas decisões. Com estudos globais, revela nossa dependência sensorial, transformando nossa percepção sobre produtos cotidianos. Compre aqui.
Cultura (brasileira e nordestina)
A Invenção do Nordeste: o pesquisador e historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr. explora a construção do imaginário do Nordeste no Brasil contemporâneo, abordando seu desenvolvimento através de discursos literários, políticos, musicais e artísticos ao longo do século XX e desconstrói estereótipos. Compre aqui.
O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil: é um clássico que busca entender a identidade brasileira e confronta a desigualdade social. Darcy Ribeiro foi educador, político e antropólogo, influenciou reformas educacionais e explorou a identidade cultural, especialmente das comunidades indígenas. Compre aqui.
Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia: o pesquisador e historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr. revela como conflitos políticos no Brasil geraram estereótipos. Explorando nossa história e cultura, busca desconstruir preconceitos, essenciais para a convivência em uma era globalizada. Promove a compreensão e aceitação das diferenças. Compre aqui.
Raízes do Brasil: obra seminal na historiografia e ciências sociais brasileiras, abordando a sociedade e suas complexidades. Sérgio Buarque de Hollanda foi historiador, crítico literário e jornalista. Como um dos grandes intelectuais do século XX, lecionou em diversas instituições e se tornou catedrático da USP. É desse livro que vem o conceito do “homem cordial” brasileiro, que não é tão cordial e amável assim, explorando a violência e comportamentos dos brasileiros. Compre aqui.
Outros livros que já foram citados no Dataísmo:
Uma Odisseia no Espaço (Arthur C. Clarke)
[Futurismo] [Tecnologia] Obra de ficção científica de Arthur C. Clarke que explora a evolução humana e questões existenciais através da jornada espacial. Combinando ciência, filosofia e a interação entre humanidade e tecnologia, desafia a compreensão do universo e da condição humana. O autor inspirou as tecnologias e visão do mundo que temos hoje, acelerado, tecnológico e com magia e tecnologia (além de ser uma baita obra de ficção científica). Compre aqui.
[Sociedade] [Burnout] O discurso motivacional ganha espaço, mas esconde efeitos colaterais. Byung-Chul Han faz uma reflexão sobre como a pressão pela positividade cria uma sociedade de autovigilância e gera aumento de doenças como depressão e burnout. Seu livro, além de filosófico, é crucial para educadores, psicólogos e gestores entenderem os desafios do século XXI. Han, filósofo e ensaísta sul-coreano, traz sua visão a partir de estudos em Filosofia e Literatura Alemã, alertando sobre essa dinâmica. Compre aqui.