Barbiecore: sobre a tendência e alguns dados

Valentino. Coleção The Party 2021. Imagem: Facebook da marca.

O BarbieCore, com sua tendência cor-de-rosa inspirada na Barbie, tem sido dominante nas prateleiras e passarelas nos últimos tempos, especialmente após o anúncio do filme da Barbie dirigido por Greta Gerwig (com estreia em julho de 2023).

Mas afinal, o que é o barbiecore?

Coleção C&A e Barbie. Camisa BarbieCore. Imagem: Divulgação.
Coleção C&A e Barbie. Camisa BarbieCore. O nome “barbiecore” está sendo usando pela própria marca Barbie, agora de forma oficial, alinhada com a tendência. Imagem: Divulgação.

Segundo K.J. Moody, um estilista de celebridades entrevistado pela CNN, o Barbiecore é um estilo que se caracteriza pelo uso intenso do rosa. Ele descreve o estilo como “monocromático e simples, mas ainda extravagante”. O Barbiecore é divertido, ao mesmo tempo clássico e elegante. Esse estilo apresenta cores vibrantes, mini vestidos, plataformas, glitter e brilho – tudo o que você encontraria na própria boneca.

No Barbiecore, a cor rosa predomina e é usada em todas as suas variações, desde tons claros e suaves até tons vibrantes. Os artigos desse estilo são ousados e chamativos, com silhuetas exageradas, como vestidos curtos e justos, saias volumosas e ombros marcantes. Os acessórios também desempenham um papel importante, destacando-se sapatos de salto alto, bolsas extravagantes e joias brilhantes. O Barbiecore também pode ser observado na arquitetura, na decoração e em outras áreas, seguindo o mesmo princípio estético.

Além disso, o brilho e o glamour são elementos essenciais no Barbiecore. É comum adicionar glitter, lantejoulas e elementos brilhantes às roupas e acessórios, criando um visual chamativo. O objetivo é capturar o espírito divertido e exuberante da Barbie, transmitindo uma sensação de fantasia e extravagância.

O crescimento da tendência barbiecore entre as celebridades e na mídia

Com a nostalgia e a oportunidade do filme, a moda tornou-se cíclica. E o rosa forte da Barbie presente nos anos 2000 voltou com mais força.

As famosas impulsionaram a tendência no final dos anos 2000. Ariana Grande adotou um estilo delicado e que, para muitos, remete à Barbie. Nicki Minaj, a rapper, incorporou a imagem da boneca em 2010 com seu alter ego “a Barbie Harajuku”. Ela faz referências à Barbie em suas letras, títulos de músicas e capas de álbuns. Nicki Minaj usa peruca rosa e uma corrente com o logotipo da Barbie. Seus fãs se autodenominam “as Barbz”.

Nicki Minaj em clipe da música "Barbie World" (feat Acqua & Ice Spice). Imagem: clipe no Youtube.
Nicki Minaj em clipe da música “Barbie World” (feat Acqua & Ice Spice). Imagem: clipe no Youtube.

(Para o próximo filme da Barbie, Minaj colaborou com Ice Spice em um remix de “Barbie Girl”).

Também na mesma década dos anos 2000, o figurino de filmes como “As Patricinhas de Beverly Hills”, “Legalmente Loira” e mais tarde “Meninas Malvadas”, que apresentavam personagens femininas em tons vibrantes de rosa, também desempenharam um papel na popularidade dessa tendência.

Atriz Reese Witherspoonatua como Elle Woods em Legalmente Loira (2001). Imagem: Divulgação do filme.
Atriz Reese Witherspoon
atua como Elle Woods em Legalmente Loira (2001). Imagem: Divulgação do filme.

De acordo com a revista TIME, celebridades que vão desde atletas até músicos têm sido homenageados com suas próprias versões em plástico. Segundo a TIME, embora a coleção da Valentino e o próximo filme da Barbie tenham feito com que muitos abracem recentemente a atitude “Vamos lá, Barbie”, o Barbiecore vem ganhando força nos últimos anos.

O estilo Barbiecore foi popularizado por influenciadores da moda e celebridades que adotaram essa estética em suas roupas e estilo, decoração e outros segmentos. É uma forma de expressão que busca, para muitas, a autoconfiança e a diversão por meio do rosa.

Filme da Barbie live action em 2023: rosa está presente em praticamente todos os lugares. Imagem: divulgação.
Filme da Barbie live action em 2023: rosa está presente em praticamente todos os lugares. Imagem: divulgação.

A revista People enumera dados desse crescimento: na internet e especialmente nas redes sociais, centenas de pastas de Barbiecore foram criadas no Pinterest desde 2019. 

Recentemente, o termo tem sido uma hashtag popular no TikTok, com quase 15 milhões de visualizações. Em julho de 2023, também houve um alto volume de pesquisas no Etsy, com um aumento de 35% nos itens relacionados à moda cor-de-rosa nos três meses anteriores em comparação com 2021, segundo o Good Morning America.

Barbiecore e nostalgia caminham juntas

O Barbiecore é um estilo que carrega um elemento de nostalgia. A tendência possui um toque dos anos 80, 90 ou início dos anos 2000, o que não é surpreendente, considerando o ressurgimento de estilos semelhantes, como a moda Y2K.

“O Barbiecore é definido, como a maioria das outras tendências principais, por ter uma estética altamente particular e direcionada”, explica Britt Theodora, estilista de celebridades, em entrevista à CNN. Além de ser totalmente cor-de-rosa, ele também abraça uma energia de “quanto mais, melhor”, como a Barbie faria. A combinação de sapatos, bolsa, joias e acessórios é crucial.

No Barbiecore, a nostalgia desempenha um papel importante, trazendo referências de estilo das décadas passadas. Elementos característicos dos anos 80, 90 e início dos anos 2000, como cores vibrantes, estampas ousadas e detalhes extravagantes, são incorporados ao estilo. Por exemplo, roupas com ombreiras marcantes, estampas de animais, brilho e acessórios exagerados são comuns no Barbiecore.

Playlist do filme da Barbie 2023. Anúncio contou com estética barbiecore na diagramação. Imagem: Instagram do filme.
Playlist do filme da Barbie 2023. Anúncio contou com estética barbiecore na diagramação. Imagem: Instagram do filme.

O estilo enfatiza o excesso e a coordenação completa. Os adeptos do Barbiecore procuram um visual maximalista. Eles combinam todas as peças do look de forma coordenada. Os sapatos, bolsas, joias e acessórios são escolhidos para complementar e combinar entre si. Isso cria um visual coeso e chamativo.

Resumindo, o Barbiecore resgata elementos da moda passada. Ele combina elementos das décadas de 80, 90 e início dos anos 2000. Há um toque de nostalgia e uma estética rosa inspirada na icônica boneca Barbie.

Valentino. Coleção The Party 2021. Imagem: Facebook da marca.
Valentino. Coleção The Party 2021. Imagem: Facebook da marca.

2023 é um marco na tendência

A tendência Barbiecore tem ganhado força ao longo do tempo. Com o lançamento do filme live-action da Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling (conhecido como Ken), previsto para julho, a tendência apareceu ainda mais.

Pôster do filme da Barbie (2023). Imagem: divulgação.
Pôster do filme da Barbie (2023). Imagem: divulgação.

Greta Gerwig está dirigindo o filme, que tem Margot Robbie como Barbie e traz a personagem para fora da caixa de brinquedos e para o mundo real. À medida que a data de lançamento do filme se aproxima, é interessante notar que muitas grandes marcas de moda ao redor do mundo mostraram que o rosa vibrante é a nova cor da moda e começaram a produzir inúmeras peças nessa tonalidade.

As atualizações da Barbie estão por toda parte nas redes sociais. O rosa invadiu as passarelas de alta moda e a tendência ganhou força.

Plataforma na cor "Pink PP". Winter 2022. Imagem: Maison Valentino. Divulgação.
Plataforma na cor “Pink PP” foi lançada em 2022, surfando no crescimento do rosa, e esgotou. É um dos itens mais procurados até hoje. Imagem: Maison Valentino. Divulgação.

A marca Valentino adotou o rosa na sua coleção de verão de 2022. Desde pelo menos 2019, a marca de alta costura têm criado peças com o rosa marcante da Barbie. As “it girls” tem procurado os sapatos plataforma cor-de-rosa da Valentino, que tornou-se um sucesso de vendas.

A moda Barbiecore está dominando diversos segmentos, não apenas as roupas. Com o lançamento do filme da Barbie, ainda devemos ver ainda mais rosa nas passarelas, tapetes vermelhos e nas lojas, fruto de produtos do filme ou da própria trend.

Pôster do filme da Barbie (2023). Hari Nef. Imagem: Divulgação.
Pôster do filme da Barbie (2023). Hari Nef. Imagem: Divulgação.

 

Veja mais sobre o assunto

 

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados. Criadora do Dataísmo e da comunidade de consumer insights Priszma by Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share