Artista do ano de 2023: Taylor Swift lidera ranking global

Artista do ano de 2023: Taylor Swift lidera ranking global. Imagem: Divulgação The Eras Tour.

A IFPI, organização que representa a indústria de música gravada em todo o mundo, anunciou Taylor Swift como a vencedora do Prêmio de Artista de Gravação Global do Ano de 2023.

Durante o último ano, Taylor Swift teve três álbuns (Midnights e os lançamentos da versão Taylor de Speak Now e 1989) no topo das paradas. A turnê recordista “The Eras Tour” impulsionou o consumo e engajamento com todo o seu catálogo em plataformas de streaming ao redor do mundo. Este fenômeno foi demonstrado pelo ressurgimento da faixa Cruel Summer, inicialmente lançada em 2019, mas que liderou as paradas em todo o mundo quatro anos depois.

Taylor Swift liderou o ranking mais vezes do que qualquer outro artista desde o surgimento (sua vitória em 2023 segue os sucessos de 2014, 2019 e 2022). Com sua quarta vitória no Prêmio de Artista de Gravação Global do Ano da IFPI, Swift consolidou seu lugar como uma das maiores artistas no mundo.

Este prêmio é calculado de acordo com as vendas mundiais de um artista ou grupo em streaming, download e formatos físicos de música durante o ano-calendário e abrange todo o seu trabalho. O prêmio é concedido ao artista que termina em primeiro lugar no Global Artist Chart da IFPI.

Artista do ano de 2023: K-POP também aparece no ranking

As estrelas de K-Pop SEVENTEEN e Stray Kids ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, em um ano recorde para artistas coreanos. Quatro atos de K-Pop figuraram no Top 10, com TOMORROW X TOGETHER em #7 e NewJeans em #8, enquanto IVE e NCT Dream também fizeram suas primeiras aparições no Top 20 do IFPI Global Artist Chart, em #12 e #15, respectivamente.

A estrela country dos EUA, Morgan Wallen (#6), também fez sua primeira aparição no gráfico global de artistas da IFPI após o enorme sucesso do lançamento de 2023, One Thing At A Time, e Lana Del Rey (#10) também entrou no Top 10 pela primeira vez, superando seu recorde anterior de #17 em 2014. 

Fora do Top 10, as estrelas japonesas King & Prince e os artistas americanos SZA e Zach Bryan também fizeram suas estreias no gráfico global de artistas da IFPI. No total, oito dos 20 melhores artistas em 2023 estavam fazendo sua primeira aparição no gráfico.

Lewis Morrison, Diretor de Charts e Certificações na IFPI, disse: “Estamos imensamente orgulhosos de conceder o Prêmio de Artista de Gravação Global do Ano da IFPI a Taylor Swift pela quarta vez, enquanto ela continua a redefinir os limites do sucesso global. Taylor é um talento singular e seu compromisso com sua arte e seus fãs é verdadeiramente fenomenal.”

Mais sobre a pesquisa do álbum do ano e a IFPI

2024 marca o 11º ano do Prêmio de Artista de Gravação Global do Ano da IFPI. A pesquisa mede o desempenho de artistas, álbuns e faixas em todo o mundo. Capturam dados de  streaming, downloads e formatos físicos em cada país diretamente das gravadoras participantes, que são então convertidos usando a metodologia única da IFPI em uma única figura de gráfico global. A metodologia, desenvolvida em parceria com as gravadoras membros da IFPI, reflete o sucesso comercial global combinando o relato mais exaustivo de vendas unitárias e streams com a economia de cada tipo de consumo a nível nacional.

A IFPI é considerada a voz da indústria fonográfica mundial, representando mais de 8.000 membros de gravadoras em todo o globo. De acordo com a própria IFPI, eles trabalham para promover o valor das gravações, pelos direitos dos produtores fonográficos e expandir os usos comerciais da música em todo o mundo.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados. Criadora do Dataísmo e da comunidade de consumer insights Priszma by Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share